By

Santa Missa na inauguração da nova sede dos Arautos do Evangelho

No dia 25 de setembro, foi inaugurada a nova sede dos Arautos do Evangelho, no bairro São Geraldo, Cariacica.

Dom Luiz Mancilha Vilela abençoou a residência com o cerimonial próprio para uma nova casa religiosa e em seguida presidiu a Celebração Eucarística que foi concelebrada por Dom Joaquim Wladimir, bispo auxiliar de Vitória, e Dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo de Guanhães em Minas Gerais.

Na homilia Dom Luiz incentivou a comunidade dos Arautos com palavras cheias de afeto e zelo pastorais:

“[Pio XII] era um grande arauto do evangelho, ele pregava com muita sabedoria e muita intensidade, e ele dizia: ´Estão perdendo o sentido do pecado´. Ele tinha uma preocupação com perda do sentido do pecado. Nós devemos ter a consciência de que somos pecadores, pecadores perdoados, isto é, com aquela esperança firme, com a certeza do amor misericordioso de Deus.

“Deus escolheu esta casa, esta comunidade para ser um sinal de seu amor. Pessoas como as demais, porém, comprometidas com o Senhor, não comprometidas com o pecado. Pessoas que sabem das suas limitações e sentem um apelo profundo para uma consagração total ao Senhor. Essa deve ser sempre uma comunidade empenhada em viver o Evangelho de Jesus Cristo. Despojamento. Abertura de coração. Uma pessoa cheia de si mesma não abre espaço para Deus.

“Essa comunidade dos Arautos do Evangelho precisa ser um sinal de esperança, de fé, de caridade, um sinal de temor de Deus mas com alegria, sabendo que Ele nos dá felicidade, força, nos dá segurança e por isso nos dá paz e serenidade.

“Eu peço a Deus que vocês sejam fiéis. A Igreja precisa de grupos assim. De religiosos, de pessoas consagradas, para que nós sejamos fiéis também. O chamado é para toda a Igreja, para que ela seja santa, mas de dentro da Igreja Deus chama alguns e diz: vocês devem ser exemplos.

“Não há coisa pior do que uma vida religiosa não significando aquilo que deveria. Isso atrapalha a Igreja. A Igreja, povo de Deus, tem direito ao testemunho das pessoas consagradas. Portanto esta casa tem uma responsabilidade imensa. Vendo esta comunidade devem dizer: ´Veja como eles se amam, veja como eles têm fé, veja como eles são alegres no Senhor. O que faz com que eles sejam assim? Jesus, Nosso Senhor´.

“Que Nossa Senhora, a Mãe de ternura, vos proteja, derrame sobre vós muita força, Ela que é a Estrela da Esperança. Que Jesus seja aquele que realmente preside esta comunidade. Fé, Esperança e Caridade!

Terminada a Santa Missa, após todos terem-se saciado com o Banquete Eucarístico, foi oferecido um jantar onde fizemos com que o “irmão corpo” também acompanhasse, ainda que muito aquém, os prazeres e alegrias da alma.

Não se enganou quem, conduzido pelo olfato que indicava o perfume da lenha queimada, previu que seria servida uma saborosa pizza.

 

2 Responses to Santa Missa na inauguração da nova sede dos Arautos do Evangelho