By

Arquidiocese encerra Ano da Fé

Sábado, 23 de novembro, a Arquidiocese de Vitória encerrou solenemente o Ano da Fé com uma caminhada que ficará na memória dos capixabas como uma grande manifestação pública dessa virtude que devemos amar e praticar com todo empenho.

Os Arautos do Evangelho participaram ativamente dessa proclamação de fé, a virtude que mais devemos amar em nossa peregrinação nesta vida, rumo à eterna.

O trajeto foi muito simbólico: da Catedral à Praça do Papa (memorial da visita do Papa João Paulo II a Vitória), num belo ato simbólico de fidelidade à Cátedra da Verdade, contra a qual “as forças do inferno não prevalecerão”.

Arcebispo e Bispos Auxiliares na caminhada à Praça do Papa

A participação foi calculada entre 30 a 40 mil pessoas e chamou especialmente a atenção o entusiasmo e a ordem.

O Arcebispo, Dom Luiz Mancilla Vilela e os Bispos Auxiliares solenizaram muito adequadamente o evento ao participarem paramentados com as insígnias dos altos cargos que exercem a serviço de Deus e dos fiéis.

A presença do Clero diocesano, de associações religiosas e centenas de coroinhas devidamente trajados deram um brilho especial à caminhada. O centro das atenções foi a imagem milagrosa de Nossa Senhora da Penha pois faz parte da historia capixaba. Sua chegada foi anunciada por um solene toque de trompete executado por um Arauto do Evangelho.

#Homilia entusiasmada#

Dom Luiz Mancilha, em sua homilia ressaltou entre outros pontos, a gratidão que devemos ter pelo dom da Fé, concedida por Deus já no Batismo: “Gratidão eterna”, dizia o Sr. Arcebispo, pois “Deus nos ama com um amor especial que só Ele pode ter”.

Coroinhas fazem alas para o Santíssimo Sacramento

De nós, o que espera Deus senão nossa sincera conversão: “Convertei-vos” lembrava Dom Luiz. Lembrava que desse modo foi “o início da Igreja militante e seu espalhar pelo mundo”. Eram doze os Apóstolos; mas sua fé e zelo fez a Igreja espalhar-se pelo mundo: hoje somos mais de um bilhão de católicos. Se todos fôssemos o que devemos ser, já haveria “um só rebanho e um só pastor”.

“Nós cremos, Senhor, que só Vós sois Deus, único e verdadeiro (…) e quem vos tem no coração jamais perderá a esperança, já é um vencedor. Sobretudo tem a paz.

Mas, lembrou Dom Luiz as palavras de São Tiago na sua Epístola —“que adianta alguém dizer que tem fé se não a põe em prática”. Quem tem fé “combate o bom combate, conquista a vida eterna para a qual fomos chamados”.

One Response to Arquidiocese encerra Ano da Fé

  1. Pingback: Arquidiocese encerra Ano da Fé | Arautos do Evangelho