By

A SANTA BELA

beatriz-santa-rosto-ae-detalhe

Tempos atrás, postamos em nossa página de Curitiba um artigo intitulado “A santa feia” (http://curitiba.blog.arautos.org/?s=A+santa+feia). Hoje, quando a igreja celebra a memória de Santa Beatriz da Silva, vemos como a Providência Divina pode usar de qualquer recurso para exprimir a santidade. Nestes dois casos concretos usou a aparência física para tal finalidade. Com uma diferença: Santa Beatriz da Silva era de uma beleza física excepcional, na qual se refletia a formosura de sua alma.

Aquela que viria a ser Santa Beatriz, nasceu em Portugal, no ano de 1437, de família de alta nobreza, aparentada à família real. Era dama de companhia da princesa Isabel, que a levou para a Espanha ao casar-se com D. Juan II, rei de Castela.

Dada a sua extraordinária beleza — reflexo, como veremos, de sua beleza espiritual — era muito querida na corte: muitos pela beleza de suas virtudes, outros apenas pela aparência física. Tal se dava com o Rei, o que despertou ciúmes da Rainha Isabel, com quem Beatriz viera de Portugal.

Em meio a esse ambiente, Beatriz manteve-se sempre na mais cuidadosa modéstia, recusando, um por um, todos pretendentes. O seu coração já se tinha dado a um Rei: o Rei do Céu e da Terra, Nosso Senhor Jesus Cristo, ao qual amará e servirá com ardente zelo e prática das mais excelsas virtudes.

beatriz-santa-de-habito-wiki

A Rainha Isabel tomada de ciúmes, como foi dito, fez nada mais nada menos do que trancá-la numa arca a fim de que morresse asfixiada. Deus, porém, tinha outros desígnios para Beatriz… Três dias depois, a Rainha, ao abrir a arca esperando encontrar um cadáver, encontra Beatriz não só viva, mas ainda mais bela. Tal fato foi testemunhado por várias pessoas da corte, inclusive o tio de Beatriz.

Para evitar as disputas em torno de si, Beatriz obtém autorização da Rainha para deixar a corte e dirigir-se a Toledo, bastante distante de onde estava.

Em Toledo, passou alguns anos no Mosteiro São Domingos, “el Real”das monjas dominicanas. Aí esperou a hora da Providência, em total recolhimento e oração.

Com a ascensão ao trono de Isabel, a Católica a situação mudou completamente. Apoiada pela Rainha, Beatriz funda o primeiro Mosteiro em honra da Imaculada Conceição. Havia nascido a Ordem Concepcionista, pouco depois aprovada pelo Papa, tendo se espalhado por vários continentes, inclusive o Brasil.

Foi marcada a data em que Beatriz e as demais religiosas fariam os votos perpétuos. Na véspera desse dia, Beatriz adoeceu repentinamente e face ao perigo morte, foi-lhe concedido o Hábito que a própria Santíssima Virgem lhe havia indicado, a ser usado pelas religiosas, fez os votos e no dia seguinte, em que se daria a recepção geral, faleceu. Foi encontrar seu Divino Esposo…

Foi beatificada em 1926 e canonizada em 1973.

Nossa Senhora aparece a Santa Beatriz

Nossa Senhora aparece a Santa Beatriz

(Veja biografia mais completa no site dos Arautos do Evangelho http://www.arautos.org/artigo/7161/Santa-Beatriz-da-Silva–Virgem.html

e http:santabeatrizdasilva.com/santa-beatriz/biografia/ )

Ilustrações: Arautos do Evangelho, wiki.