By

PARA CRIANÇAS ???

becassine-face-wiki

O tempo dá valor a certas coisas: é a pátina sobre pinturas ou uma visão genial de certas realidades, vista por contemporâneos ou analisadas décadas posteriores.

Foi o que se deu com a heroína de uma história ilustrada, infantil, que agora completa 110 anos: Becassine.

Os idealizadores e executores dessa história seriada para crianças talvez jamais tenham pensado que seriam objeto de interesse de adultos sérios: sociólogos e historiadores, entre outros.

Mas, quem foi Becassine?

Becassine e a Marquesa de Grand'Air
Becassine e a Marquesa de Grand’Air

Ingênua, sempre atrapalhada e muito bondosa, a figura da camponesa bretã Bécassine Labornez comemora 110 anos de existência, desde que o desenhista Joseph Pinchon e a roteirista Jacqueline Rivière a criaram para a revista infantil La Semaine de Suzette, no dia 2 de fevereiro de 1905.

A partir de então, a personagem da jovem bretã nascida em Clocher-les-Bécasses, aldeia imaginária situada em algum lugar da Picardia francesa, tem sido protagonista de famosa história em quadrinhos, que já conta com quase três dezenas de volumes publicados. Embora tenham sido idealizadas para distrair crianças, as aventuras da camponesa bretã têm impressionado adultos e o mundo intelectual, despertando o interesse dos especialistas pela genial forma como a sociedade francesa do início do século XX é nelas retratada.

Bécassine ainda hoje continua tendo sucesso, pois, como explica Le Figaro na sua edição de 31 de março, suas histórias estão ambientadas “no início do século XX, época que ignorava a vulgaridade”.

♦  ♦  ♦  ♦  ♦

Becassine espera a chuva passar...

Becassine espera a chuva passar...

Um episódio ilustrativo da sua ingenuidade: No começo da época das chuvas, Madame de Grand’Air — em cuja casa Becassine trabalhava — dá-lhe algum dinheiro para comprar um guarda-chuva. Ao sair da loja, Becassine percebe que está chovendo e espera a chuva passar… para não molhar o guarda-chuva novo…

Essa e outras (muitas), fazem a bondosa Marquesa de Grad’Air, acolhê-la com bondade condescendente e pensar:

— Tem um grande coração, mas a cabeça…

Ilustrações: Alliance Francaise, Wiki