By

VAMOS A BELÉM

 revoada-pixabay-edit

Para mim foi uma surpresa. Uma agradável surpresa.

Ao entrar na casa dos Arautos do Evangelho aqui em Cariacica —na Grande Vitória —, de uma ampla sala vinham exclamações de alegria, encanto e maravilhamento. E eram em sua maioria vozes infantis. Pareciam vir de um bando de pássaros — bem-te-vis, digamos —, alegres por terem visto o nascer do sol ou um campo florido.

Mas, era muito mais que isso.

Pouco depois de mim, outro grupo de jovens e crianças já estava no amplo terreno da casa. Algumas jovens senhoras — professoras ou mães dessas crianças — procuravam por um pouco de ordem naquela vivacidade bem infantil, e conseguiram inteiramente… apenas quando lhes foi anunciado que chegara a sua vez.

A vez de verem o Presépio Catequético, para cuja visita várias rádios propagavam o convite e o site da Arquidiocese de Vitória noticia e comenta que o Presépio da casa dos Arautos do Evangelho “foi pensado e preparado para todas as idades, mas cativa crianças e adolescentes pela variedade de cenas e movimentos que os adultos também gostam”.

catequese-ae

 “A apresentação do presépio narra a história de Jesus e foca especialmente a Instituição da Eucaristia, o Sacramento do amor, que Jesus antes de sua Paixão e Morte, deu-nos em Sua misericórdia”.

 E conclui: “É uma catequese a partir da história de Jesus”.

 São fatos da vida de Jesus, têm movimentos, são acompanhados de fundo musical e comentários apropriados a cada cena, tornando-se assim uma espécie de História Sagrada viva.

Assistentes bem interessados
Assistentes bem interessados

 Entre outras cenas, o visitante poderá ver Jesus ressuscitando o filho da viúva… que realmente se levanta! Jesus celebrando a Santa Ceia e fazendo a elevação da Eucaristia. Jesus levantado à Cruz, Jesus ressuscitando dos mortos em meio a uma glória indizível. E, evidentemente o Menino Jesus na manjedoura, ladeado por Nossa Senhora e São José e adorado também pelos pastores e pelos Reis.

 É uma ocasião de graças o comtemplarmos o que Jesus fez por nós. A começar em querer nascer da Santíssima Virgem Maria, a quem nos deu também por Mãe.

DA CAPITAL E DO INTERIOR

 Voltado especialmente para a catequese, o Presépio com sons, luzes e movimentos, vem atraindo visitas numerosas, inclusive do interior do estado. São grupos de catequese, grupos escolares e o público em geral, muitas vezes motivados por narrações de visitantes de presépios de anos anteriores, pois conforme o site da Arquidiocese, já é “uma tradição dos Arautos do Evangelho”.

O vídeo e a galeria de fotos abaixo dão uma ideia de como é o Presépio. Mas, o melhor mesmo, é ir ver ao vivo… As visitas são gratuitas.

presepio-vitoria-ae

Veja dias e horários:

 Sábados e Domingos das 14:30h às 19:00 horas.

Tempo de duração da apresentação:  20 minutos com capacidade para 50 pessoas de cada vez.

 Assista o vídeo e programe sua visita.

 

 

video-vitoria

 

 

 

 Mais informações e agendamento para grupos arautosvitoria@terra.com.br 

Ou pelos telefones:

(27) 3235-8230   – Comunidade dos Arautos do Evangelho

(27) 99272-5831 – George

(27) 99223-8288 – Rodrigo

Ilustrações: Arautos do Evangelho, pixabay