By

ANO DE FÁTIMA, ANO DA FÉ

pastorinhos-aeUm dos grandes acontecimentos que marcarão este ano é o centenário de Fátima, onde as mensagens da Mãe de Deus foram transmitidas a três pastorzinhos.

Eles ficaram universalmente conhecidos pela dedicação em difundir o tesouro que lhes fora revelado, e em cuja veracidade creram, enfrentando todas as tentativas de dissuasão de que foram objeto, apesar de sua tenra idade.

O que os distinguiu das demais crianças da época não foi apenas o terem ouvido Maria, mas também, e sobretudo, o terem tido fé em sua voz, e nisto consistiu essencialmente a sua fidelidade. Ora, de onde lhes veio esta fé?

DE ONDE VEM A FÉ?

Nenhuma virtude sobrenatural se pratica sem a graça, porquanto para se ser virtuoso de modo constante é preciso ser assistido por ela estavelmente.

Esta forma de graça, chamada habitual ou santificante, age desde quando se recebe o Batismo. Este realiza uma modificação tão profunda e total nas almas que se poderia afirmar que nelas a ação de Deus só se torna verdadeiramente eficiente depois da recepção deste Sacramento.

batismo

É a porta para todo o resto! E poderia ser considerado o maior dos Sacramentos, não fossem as Espécies Eucarísticas o Corpo e Sangue do Redentor. Ainda assim, só os batizados podem receber o Corpo de Cristo, o “Pão dos Anjos”, também chamado de “Pão dos Filhos”.

De fato, o que acontece com o Batismo é algo extraordinário: Deus adota um ser humano como filho. Por uma ação única do Espírito Santo, a própria vida divina penetra naquela pessoa e passa a existir dentro dela como um novo princípio vital, uma nova fonte de ação.

O homem se torna herdeiro das promessas eternas, passa a tocar no infinito e a participar de Deus: daí em diante Ele se torna presente na sua criatura não apenas como Criador, mas como Pai e Amigo. Todas as relações entre o homem e Deus mudam.

CEGO, SURDO, MUDO E PARAPLÉGICO

Antes disto, porém, do ponto de vista sobrenatural nada o diferenciaria dos animais, dos vegetais ou dos minerais. Todos são criaturas, algumas mais dotadas, outras menos, todavia incapazes de transcender. Por isso, um homem não batizado, mesmo que tenha alcançado todos os auges que lhe permite seu estado meramente natural, seria cego, surdo, mudo e paraplégico em relação às realidades superiores; numa palavra, um homem escravo das limitações de sua natureza, porque prisioneiro das realidades mais inferiores desta vida.

crianca-gustavo-krajl-ae

Com efeito, a partir do momento que o homem é chamado à eternidade com Deus, tudo o que não tem relação com o Criador carece de valor.

A fé é tudo, e quem não tem fé é como se não tivesse nada. Assim, só a fé foi capaz de transformar três pastorzinhos em luzeiros da História. E a fonte de tudo isso é… a fonte batismal! Dir-se-ia tratar-se de simples água. Contudo, dela brotam os mais preciosos frutos que possam existir.

(Publicado originalmente na revista “Arautos do Evangelho”, nº 181, de janeiro de 2017, p.5.Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )