By

Devoção dos Primeiros Sábados na Paróquia Bom Jesus, em Cariacica

Uma das mais belas e benéficas práticas de piedade mariana que se tem espalhado pelo mundo é a Devoção dos cinco Primeiros Sábados, prenunciando a realização das palavras proféticas de Nossa Senhora em Fátima: “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará!”.

Qual a origem desta devoção e como praticá-la?

Por ocasião da terceira aparição aos três pastores, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 13/7/1917, disse Nossa Senhora: “Virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados”. Passados os anos, a única sobrevivente dos três pastorzinhos de Fátima se torna religiosa carmelita descalça: Irmã Lúcia do Coração Imaculado. Em 10/10/1925, quando estava na Casa das Dorotéias, em Pontevedra (Espanha), Nossa Senhora novamente lhe aparece e faz uma revelação:

“Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dizer que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado:

♦  se confessarem

♦  recebendo a Sagrada Comunhão,

♦  rezarem o Terço e

♦  Me fizerem quinze minutos de companhia

com o fim de Me desagravar, Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas’.”¹

Como avaliar tão grande benefício para a salvação eterna, ou seja, a assistência de Nossa Senhora na hora da morte?

Assim explica Mons. João Clá Dias, EP:

“Trata-se de uma promessa de valor inteiramente inestimável, dado que a graça da perseverança final é inteiramente distinta e autônoma das demais graças recebidas ao longo da vida. Não é outra a razão pela qual suplicamos na Ave-Maria: rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”.

E conclui: “o fato de termos sido sempre fiéis não nos garante a bem-aventurança eterna, no momento de exalarmos o último suspiro. É, pois, um dom preciosíssimo que Nossa Senhora concede àqueles que A atenderem fazendo a comunhão reparadora dos primeiros sábados”. ²

Com o desejo filial de atender a este pedido de Nossa Senhora e ser objeto de sua maternal proteção, em mais uma Paróquia da Arquidiocese de Vitória se realizará a Devoção dos Cinco Primeiros Sábados: a Paróquia do Bom Jesus, Novo Horizonte, Cariacica.  Com a bênção do Pároco Padre Carlos Antônio Conceição, a partir deste mês de Abril, os Arautos do Evangelho terão a especial alegria de praticarem a devoção nesta Paróquia, da qual fazem parte e em cujo território paroquial está situada sua nova Sede.

Que todos possamos participar desta devoção mariana e recebermos as mais abundantes e escolhidas graças de Nossa Senhora!

………………………………………………..

¹ Cfr. Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados. Disponível em http://www.acnsf.org.br/article/8096/Como-praticar-a-devocao-dos-Cinco-Primeiros-Sabados.html. Acesso em: 26 mar. 2017.

² Mons. João S. Clá Dias. Fátima, Aurora do Terceiro Milênio. Campinas: Takano Editora Gráfica Ltda., 1998, p. 44-45.

8 Responses to Devoção dos Primeiros Sábados na Paróquia Bom Jesus, em Cariacica