By

“Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro”

 

Santa Terezinha, Santa Bernadete, Santa Jacinta. Todas, em sua época até os dias atuais, foram e são vistas como modelos de virtudes e exemplos de vida correta. Elas, e muitos outros, tão diferentes entre si, têm duas coisas que as colocam acima dos demais: O amor as coisas do Céu, e o desapego as coisas da Terra.

Vejamos por exemplo os nomes citados acima. Santa Terezinha passou sua vida num simples convento, sem maiores posses além de seu hábito, e, no entanto, até hoje é lembrada como uma Doutora da Igreja, pelo seu amor ao sacrifício e desprezo pelo pecado. Santa Bernadete e Santa Jacinta, ambas jovens camponesas pobres e iletradas, foram dignas de ver Nossa Senhora e presenciar diversos milagres, graças a sua inocência e humildade, mais preciosas que qualquer bem terreno.

Que exemplos para os dias de hoje, onde estamos cercados por escândalos causados pelo fato de vivermos num mundo onde todos vivem indiferentes a Deus e estão dispostos a tudo para pôr suas mãos em dinheiro! Teria esse objeto, cujo valor nós mesmos criamos, transformado a todos em novos Maquiavéis, capazes de passar por cima de qualquer moral interna ou empecilhos (e até mesmo pessoas) a fim de alcançar seu objetivo: sentir-se superior aos outros?

Devemos lembrar que o dinheiro em si é só um objeto. Muitos santos, como São Nicolau e a Santa Rainha Clotilde, eram riquíssimos e, entretanto, mais humildes e desapegados que muitos operários que vemos hoje em dia.

Humildade e desapego, duas palavras chaves que, quando unidas com a mais nobre das qualidades, o Temor e Amor para com Deus, seria capaz de resolver todos os problemas da humanidade. Pois não é a presença de bens, mas a ausência de caridade, que é capaz de transformar homens em lobos. Porém, a mais simples aspiração aos bens, não terrenos, mas divinos, transforma lobos em anjos.

 

Colaboração de Maria Lucilia Gomes