By

O FUNDADOR COMENTA…

Por que rezar à Mãe de Deus: “Rogai por nós”?

E por que “pecadores”? Quando alguém pratica a virtude, não seria melhor pedir: “Rogai por nós, virtuosos”?

Aqui estão três perguntas oportunas e importantes!


.

Elas foram feitas por um jovem participante do Apostolado do Oratório a Monsenhor João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho.

Vamos acompanhar as respostas.

Elas certamente nos ajudarão a recorrer a Nossa Senhora com maior ardor e confiança e, assim, a ser atendidos com mais abundância e rapidez.

O PODER DE SÚPLICA DE MARIA

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

        Monsenhor João S.Clá Dias

Nossa Senhora foi coroada pela Santíssima Trindade como Rainha do Céu e da terra. Portanto, Ela é a Soberana dos Anjos e Santos do Céu, e de todos nós que ainda estamos em situação de prova nesta vida terrena.

O que significa ser “Rainha”, “Soberana”, do Céu e da terra?

Existem ainda hoje alguns reis e rainhas; por exemplo, o Rei de Espanha e a Rainha da Inglaterra. Eles desempenham funções altamente honoríficas, recebem homenagens das tropas por ocasião dos desfiles militares, etc., mas não exercem soberania efetiva em seus países.

É assim também com Nossa Senhora? De modo algum!

Ao ser coroada, Ela recebeu o poder efetivo de governo de todo o universo. Ela se tornou “toda-poderosa”, por que o Altíssimo lhe deu o pleno poder de súplica.

      Nossa Senhora da Divina Providência

Isto quer dizer que aquilo que Deus pode pelo fato de ser Deus, a Virgem Maria pode pela eficácia de suas súplicas, que são sempre atendidas pelo Todo-Poderoso. O que Ela pede para qualquer pessoa – mesmo que seja a mais depravada e criminosa do mundo – Ela obtém. Por assim dizer, Ela argumenta com Deus da seguinte forma:

Está bem, de fato este pecador não merece ser atendido. Mas, pelo amor que Vós tendes a Mim, e Eu tenho a Vós, Eu Vos peço: atendei!

E é infalível: Deus atende sempre! A tal ponto que Ela é chamada de “onipotência suplicante” pelos Santos e teólogos.

Portanto, se queremos obter qualquer graça, o que devemos fazer é recorrer a Nossa Senhora, dizendo: “Rogai por nós.”

Para pedir a Ela o quê? – Pedir tudo! Desde as coisas mais importantes até as mais miúdas, como, por exemplo, encontrar algum objeto perdido, não perder o ônibus, etc.

SOMOS PECADORES

Rogai por nós, pecadores.” Em primeiro lugar, porque somos mesmo pecadores, não somos virtuosos. Com exceção da Santíssima Virgem, toda criatura humana é pecadora, por causa do pecado original. Diz a Escritura: “O justo peca sete vezes ao dia”. Só Maria nunca teve a menor sombra de pecado.

Em segundo lugar, porque é isto que nos ensina Jesus na parábola do Evangelho. Dois homens foram ao Templo rezar. Um deles, fariseu, orava: “Graças te dou, ó Deus, porque não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.” O publicano, porém, batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tende piedade de mim, que sou um pecador.” E o Divino Mestre adverte: “O publicano voltou para casa justificado, mas o fariseu não. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”

agora e na hora de nossa morte

Agora’ é em cada segundo, continuamente, sem interrupção.

Mas sobretudo “na hora de nossa morte”.Porque a hora da morte é o momento decisivo da vida. É quando o demônio faz o esforço supremo para perder a alma, para fazê-la cair no desespero e ser condenada ao inferno. Por este motivo, é a hora em que mais precisamos do socorro de nossa celeste Advogada.

Então, quanto mais rezarmos “rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte”, mais seguros estaremos de morrer em estado de graça e ir para o Céu. Ir para o Céu!… A única coisa que tem realmente importância na vida é isto! Tudo o mais é secundário.


(Extraído do Boletim-informativo, Maria Rainha dos Corações. N° 5, editado pelo Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho)
Ilustrações: Arautos do Evangelho, Gustavo Krajl