By

Maria, síntese do universo

Quando se observa uma bela pedra preciosa podemos ficar admirados com o fulgor de suas cores, o acerto com que foi lapidada, etc. Porém se esta mesma pedra estiver incrustada, por exemplo, no alto de uma coroa, vemos que ela ganha em significado e se compreende melhor seu valor por ter sido colocada naquele lugar. Na ilustração que abre este post, a pedra preciosa colocada no centro da cruz, no alto da coroa ganhou muito em ter sido colocada ali.

Esse fato material, natural, é por sua vez símbolo de uma beleza especial, já não material, mas espiritual.

(Veja o VÍDEO a seguir)

Apliquemos esse princípio a Nossa Senhora. Por que Deus a colocou tão alto na ordem espiritual a ponto d’Ela ser Mãe d’Ele feito homem, ser Rainha e Senhora dos Anjos, seres por sua natureza superiores a Ela?

Deus, sendo a própria Sabedoria, dispôs os seres criados numa escala perfeita: minerais (inertes, sem vida), vegetais (já têm vida, mas não sentem nem movem-se), os animais (além da vida, movem-se e sentem), o homem (têm corpo como os animais, porém com alma inteligente e imortal) e por fim os Anjos (puros espíritos)

Vendo essa gradação que vai da matéria inanimada até o sublime espírito de um Anjo, pode-se verificar que o homem é uma espécie de resumo de todo conjunto: tem em si minerais, vegetais (por exemplo, a flora intestinal), tem corpo como os animais e espírito como os Anjos.

Por esta razão, afirmam os teólogos, Deus quis encarnar-se num homem, honrando desse modo o conjunto da Criação. E para ser inteiramente homem sem deixar de ser Deus, escolheu Nossa Senhora para n’Ela ser concebido milagrosamente. (Lc 1, 35)

Elevada assim colaborar com a Encarnação, Maria Santíssima ficou posta por Deus num patamar espiritual superior ao mais alto dos Anjos.

O vídeo que hoje apresentamos mostra bem aquilo que Ela própria afirma no Magnificat, o canto que entoou na visita a sua prima Isabel: “Fez em mim grandes coisas Aquele que é poderoso e cujo nome é santo”. (Lc 1, 49)

ASSISTIR O VÍDEO:

 https://drive.google.com/open?id=0BxewHWCbYyaaZWNnaFJ3dkI3d0k

Ilustrações: Arautos do Evangelho (vídeo), wiki

7 Responses to Maria, síntese do universo