By

Fazer todas as ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria Resumo do Tratado (IX – Final)

A prática mais perfeita de devoção a Maria Santíssima é interior e é representada, no Tratado da Verdadeira Devoção, por quatro palavras, cujo sentido mais profundo São Luís nos apresenta de forma clara: Fazer todas as coisas por, com, em e para Maria. Eis a prática santificante para nos unirmos mais especialmente a Jesus e, pelo favor do Espírito Santo, alcançarmos a mais alta perfeição. Isto é o que este  IX e último Resumo do Tratado aborda de forma sucinta e atraente. Após, seguirá o texto da Consagração.

PRÁTICAS PARTICULARES E INTERIORES

Além destas práticas exteriores, há ainda práticas interiores, muito santificantes para aqueles que o Espírito Santo chama a uma alta perfeição. Consistem em fazer todas as ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, a fim de mais perfeitamente as fazer por Jesus Cristo, com Jesus Cristo, em Jesus e para Jesus.

  1. Fazer tudo por Maria

Devemos obedecer em tudo à Santíssima Virgem, e conduzir-nos em tudo pelo seu espírito, que é o Espírito Santo de Deus.

A fim de que uma alma se deixe conduzir por este espírito de Maria, é preciso:

1°. Renunciar ao seu próprio espírito, às suas próprias luzes e vontades antes de fazer qualquer coisa. Porque as trevas de nosso espírito próprio e a malícia da nossa vontade e obras poriam obstáculo ao santo espírito de Maria, se as seguíssemos, embora nos parecessem boas.

2°. Entregar-se ao espírito de Maria para ser movido e conduzido do modo que Ela quiser. O que se faz tão simplesmente, num instante, por um olhar do espírito, um pequeno movimento da vontade, ou verbalmente, dizendo por exemplo:

“Renuncio a mim mesmo e dou-me a Vós, ó minha querida Mãe!”

3°. Renovar este mesmo ato de oferecimento e de união, de tempos em tempos, durante uma ação ou depois dela.

  1. Fazer tudo com Maria

É necessário fazer todas as ações com Maria. É preciso que consideremos, em cada ação, o modo como o qual Maria a fez ou faria se Ela estivesse no nosso lugar.

  1. Fazer tudo em Maria

Fazer tudo em Maria é a recompensa que o devoto obtém por ter posto em prática o “por” e o “com” Maria. Fazer tudo em Maria é sentir a presença amorosa de Nossa Senhora em nossas vidas.

  1. Fazer tudo para Maria

Devemos, finalmente, fazer todas as ações para Maria. Não que a tomemos como fim último dos nossos serviços, pois só Jesus Cristo o é. Mas tomamo-la como fim próximo, como um meio misterioso e fácil para ir a Ele.

É preciso atrair o todo o mundo, se for possível, ao seu serviço, e a esta Verdadeira e Sólida Devoção. É preciso falar e clamar contra os que abusam da sua Devoção para ultrajar seu Filho, e, ao mesmo tempo, estabelecer esta Verdadeira Devoção. É preciso pretender apenas como recompensa destes pequenos serviços, a honra de pertencer a tão amável Princesa, a felicidade de sermos por Ela unidos a Jesus, seu Filho, com um laço indissolúvel, no tempo e na eternidade.

………………..

¹ Padre Lourenço Ferronato, EP – Coordenação. Devoção a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort. Alexandre Teixeira Varela – Texto. São Paulo: ACNSF, 2015, p.21-24.

Texto da consagração a Jesus pelas mãos de Maria segundo

São Luís Grignion de Montfort