By

Projeto Futuro e Vida na Escola Marcílio de Noronha – Viana

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio de Noronha, em Viana, tiveram nesta semana a presença de cinco “novos alunos”, fato que causou muito interesse, a ponto desses “novos alunos” precisarem ficar não só para o turno da manhã, mas também para o da tarde. Quem eram os “novos alunos”?

Ao invés de darmos os nomes, vamos dar algumas características de cada um deles: um tinha a voz melodiosa e acolhedora; outro uma personalidade muito marcante; no terceiro transparecia a sabedoria e prudência e, por isso, preferia ficar discretamente no fundo da sala; o outro era animado, “falando” claro, alto e de modo brilhante — se deixasse atrairia sozinho a atenção de todos; e havia um tímido, mas muito agradável de ouvir.

Havia um quinto, mas não era aluno; era “professor”: cabia a ele o coordenar os demais para, assim, dar unidade e harmonia.

A essas alturas, você deve estar se perguntando quem eram esses quatro “alunos” e o “professor”. Eram os integrantes do Conjunto Musical dos Arautos do Evangelho.

Cada instrumento musical foi apresentado como sendo um novo aluno na sala de aula, com sua psicologia e comportamento característicos: o trombone com sua personalidade marcante; a trompa com voz melodiosa e amiga; a tímida flauta doce, a tuba com sabedoria e prudência no fundo da sala, o trompete animado e brilhante; e o professor — o regente, ou, se quiserem o maestro —, para manter os instrumentos na mais perfeita ordem e disciplina, garantindo, assim uma música afinada e alegre.

Evidentemente os alunos (esses, alunos mesmo) aplicaram a si: eles eram os instrumentos e a(s) professora(s) o maestro.

Foram, assim, apresentados os vários instrumentos sob a coordenação do regente, e executaram músicas variadas, agradando os quase 500 alunos dos dois turnos (matutino e vespertino). E, a julgar pelos seus comentários, as professoras também gostaram do evento, achando a colocação muito formativa.

Após a apresentação houve sorteio de brindes entre os alunos.

Veja as fotos na galeria abaixo.