By

Dia de um grande presente

Um dos mais valiosos presentes da Santíssima Virgem para a humanidade foi dado no dia 27 de novembro de 1830, por meio de Santa Catarina Labouré, humilde freira da Congregação das Filhas da Caridade. Nesse dia, segundo relata a Vidente, Nossa Senhora apareceu-lhe mostrando nos dedos anéis incrustados de belíssimas pedras preciosas, “lançando raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro”.

Em seguida, formou-se em torno da Virgem uma moldura ovalada na qual estavam escritas em letras de ouro: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

FAZEI CUNHAR UMA MEDALHA CONFORME ESTE MODELO”

E Santa Catarina ouviu uma voz que lhe dizia:

“Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança”.

Irmãs de Caridade distribuem as primeiras Medalhas

Em 1832, uma violenta epidemia de cólera assolou a cidade de Paris. Foram, então, cunhados os primeiros exemplares da medalha, logo distribuídos aos doentes. À vista das graças extraordinárias e numerosas obtidas por meio dessa medalha, o povo passou a chamá-la de Medalha Milagrosa.

Em pouco tempo, essa devoção difundiu-se pelo mundo inteiro. Atualmente, calcula-se haver muitos milhões de Medalhas Milagrosas usadas no mundo inteiro.

 

(Adaptado da revista “Arautos do Evangelho”, nº 35, novembro de 2004, p. 40. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho