By

Pequena diferença

Dois irmãos gêmeos: José e Luís. Tinham tudo para vencerem na vida: saúde, recursos da família, as mesmas oportunidades, educação paterna etc.

Havia entretanto uma “pequena” diferença.

José sempre se mostrara esforçado, aplicado, confiável. De Luís não se podia dizer a mesma coisa…

Estudaram nos mesmos colégios. José frequentemente tirava as melhores notas, recompensa merecida de sua aplicação nas aulas e estudos em casa. Luís também chamava a atenção: era difícil disputar o último lugar com ele…

Passam-se os anos. Em certo momento Luís deixa de frequentar o colégio. Aliás ninguém se deu conta, pois ele quase não aparecia.

Pacientemente, José procurava ajudar o irmão; os pais nem se diga.

José formou-se em medicina e logo se destacou como um bom cirurgião. Na pequena e próspera cidade era tido como referência em cirurgia, especialmente cardíacas.

Logo foi chamado para uma pequena metrópole vizinha: além da prática cirúrgica foi convidado a lecionar na nascente Faculdade, ponto de atração para estudantes de umas boas centenas de quilômetros em volta e até de lugares distantes.

Enquanto isso, Luís levava o que chamava a “vida folgada” de sempre. Acabara por montar uma oficina mecânica pois sempre gostara de motores e parafusos.

Certo dia José veio a sua oficina.Precisava de um rápido conserto no carro e, devido a premência de tempo apelou para o irmão.

Debruçado sobre a caixa do motor, de repente, Luís sai-se com essa:

— Não vejo diferença entre o que eu faço e o que você faz. Afinal é a mesma coisa: abrir o motor, ver a peça e trocar…

E continuava nessa cantilena.

— Nós dois fazemos a mesma coisa. Apenas que você faz em gente e eu em carros…

José ouvia pacientemente. Lembrava das inúmeras vezes em que anos atrás tentara animar o irmão a esforçar-se, pelo menos um pouco mais.

Ante a insistência de Luís de que “faziam a mesma coisa”, José disse apenas, já saindo da oficina:

—Tente trocar as peças com o motor funcionando…

One Response to Pequena diferença

  1. Pingback: Pequena diferença | Arautos do Evangelho