By

NO PICO DA BANDEIRA

“A juventude foi feita para o heroísmo”, dizia o poeta francês Rostand. Heroísmo em tudo, sobretudo em praticar as virtudes, esforçar-se — com a ajuda da graça — a ser aquilo que Deus quer de nós. E Deus não pode querer senão algo de bom, belo, elevado. E há certas atividades que lembram muito esse esforço para chegar a algo de grande. Foi o que fizeram os Arautos quando decidiram: “Vamos escalar o Pico da Bandeira!”

Aproveitando os recentes feriados subimos até o pico da Bandeira. E o Padre Jorge Antonini, EP quis ir conosco. Assim, ao longo da escalada tivemos a graça de participar várias vezes da Eucaristia celebrada pelo Pe. Antonini, provincial da região sudeste do Brasil, para os Arautos do Evangelho.

Antes da formação para a subida tivemos a alegria de que alguns pais e mães dos participantes estivessem na Missa, bem no sopé da Serra do Caparaó. Dali em diante era já a subida… e um dos pais quis ir conosco, o que muito nos alegrou.

Todos em formação, explicação dos cuidados a tomar e regras a seguir antecedeu a partida. Tínhamos que levar tudo, incluindo comida, barracas e agasalhos, pois a quase 3 quilômetros de altura faz um frio…

A subida transcorreu com entusiasmo e em segurança. A cada encosta que chegávamos, podíamos contemplar panoramas imensos, presentes da Providência divina, que nos faz entrever o grandioso futuro que aguarda o Brasil, se soubermos ser fiéis aos preceitos do Criador de tanta beleza. Se a natureza é tão bela, como deve ser muito mais belo Aquele que a criou?

MAIS BELO QUE O SOL

Rostand tinha razão: a juventude foi feita para o heroísmo! Assim, ao invés de subirmos ao Pico em duas jornadas diurnas, após o escurecer do primeiro dia, acampamos e dormimos…para acordar às 2 horas da madrugada, fazermos o restante do percurso em plena noite, à luz de lanternas e… assistirmos o nascer do sol lá do alto.

Foi maravilhoso ver o astro rei despontar num mar de nuvens! Findo seu solene aparecimento, eis que outro Sol mais belo se levanta: na Missa celebrada bem no Pico, no momento da elevação da hóstia consagrada, pudemos ver, sob os véus eucarísticos, o Criador do sol, Jesus, Homem-Deus, filho da Virgem Maria.

Depois de curta estadia no topo, iniciamos a descida. Lá embaixo nos esperava um desafio estimulante: fazermos da vida uma “subida ao Pico da Bandeira”.