By

Os Anjos na Criação – Tema do 2° Encontro do Curso de Teologia – 2017

Deu-se como que uma “descoberta” agradável e útil para os participantes do 2° Encontro do Curso de Teologia – 2017, realizado neste mês de abril, nos Arautos do Evangelho, em sua sede na Nova Campo Grande, Cariacica.

Esta “descoberta” se fez através do estudo e da contemplação das maravilhas da Angelologia, ou seja, do que a Igreja Católica, os dados da Fé e da Revelação nos ensinam a respeito daqueles que são nossos melhores amigos – não raramente esquecidos, quiçá, desconhecidos de tantos: os Anjos.

Como são os Anjos? Qual é a hierarquia dos Anjos? Qual a intervenção dos Anjos nos acontecimentos humanos? Qual o papel dos Anjos na vida dos Santos… Estas foram algumas das inúmeras questões abordadas no encontro.

De tudo quanto se ouviu neste encontro sobre Angelologia, cujo expositor foi o Prof. Padre Hélio Rufilo, EP, uma conclusão se tirou: a necessidade de amarmos, invocarmos e nos relacionarmos espiritualmente com os Santos Anjos, em especial, cada qual com o seu Anjo da Guarda. Sim, pedirmos sua intercessão e auxílio nas diversas circunstâncias da vida.

Conforme observa o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, citado nas exposições,

enquanto o otimismo moderno, devido à mentalidade obsessiva do ‘happy end’ (“final feliz”), é muito propenso a achar que em nada existe luta, dificuldades e perigos, a Igreja, pelo contrário, nos ensina que esta vida é um combate semeado de riscos materiais e espirituais. Por isso, a Providência Divina dispôs um anjo para velar sobre cada um de nós. E o fez com tanta munificência que há também um anjo para cada cidade e nação, além daquele que tutela a própria Santa Igreja Católica, o Arcanjo São Miguel.

E complementa: “Não será descabido pensar que, provavelmente, para grupos, famílias de almas, sociedades, etc., existem igualmente anjos da guarda, de tal forma que todos os seres são amparados por um espírito angélico”. ¹

Quanta grandeza nos Anjos, as criaturas mais perfeitas criadas por Deus, somente abaixo de Nossa Senhora, a Mãe de Deus e cheia de graça!

Os participantes sentiram-se com a alma cheia, como alguém que encontrou aquele tesouro de que nos fala o Espírito Santo: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel” (Eclo 6, 14-15a).

 O encontro encerrou-se com a Santa Missa celebrada pelo Padre Hélio Rufilo, entre outras intenções, em ação de graças ao Nosso Redentor Jesus Cristo por nos ter dado amigos fiéis e zelosos, os Anjos.

Os participantes do Curso, jovens e adultos, amantes dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e do Magistério infalível da Igreja e desejosos de aprofundarem sua fé, já começam “a contar os dias” para estarem no próximo encontro, dia 4 de abril, cujo tema será a “Teologia da História”.

Veja o informe com os conteúdos programáticos, os dias e horários das aulas do Curso de Teologia – 2017 e como realizar as inscrições

……………………………..

¹ Plinio Corrêa de Oliveira, Revista Dr. Plinio, outubro de 2007, pag. 25.

 

2 Responses to Os Anjos na Criação – Tema do 2° Encontro do Curso de Teologia – 2017