By

Devoção a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort – Resumo do Tratado (I)

Anunciação do Anjo a Maria, Beato Angélico, Museu do Prado, Espanha

Deus tudo pode, e basta-se a Si mesmo. Ele não precisava de Maria para fazer cumprir os Seus desígnios; ainda assim ELE QUIS fazer uso dessa humilde Senhora para trazer ao mundo o Seu Filho, e para fazer chegar a nós a Sua graça e salvação.

Por isso, entregando nossa vida nas mãos de Maria, podemos mais facilmente ser conduzidos a Cristo. São Luís Maria Grignion de Montfort entendeu isso de forma muito profunda, e escreveu um livro precioso, uma espécie de manual, para nos ajudar no santo caminho de devoção à Mãe de Deus.¹

Com estas palavras, a guisa de Prefácio, o Reverendíssimo Padre Lourenço Ferronato, EP. introduz o livro “Devoção a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion um Montfort”.

Traz este pequeno e precioso livro um resumo da obra prima literária de São Luís Maria Grignion de Montfort, o Tratado da Verdadeira devoção à Santíssima Virgem (baseado na tradução do texto original francês feita pelos Arautos do Evangelho).

Com o intuito de propiciar aos leitores do blog – tanto para aqueles que já tiveram a ventura de ler e estudar o Tratado, quanto para aqueles que ainda não tiveram contato com a Obra – a oportunidade de uma leitura e meditação mais ágil, eficaz e assídua desse magnífico tesouro, apresentamos um conjunto de artigos seriados, colhidos do referido resumo do Tratado, que certamente os beneficiará no crescimento da Devoção a Maria.

 

Introdução

Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.

A Humildade de Maria

Maria permaneceu oculta durante a sua vida. Deus Pai consentiu em que Ela não fizesse milagres em vida (ao menos manifesto), embora lhe tivesse dado poder para isso. Deus Filho consentiu que falasse muito pouco, embora tenha lhe comunicado a Sua sabedoria. Deus Espírito Santo consentiu que Seus Apóstolos e Evangelistas falassem pouquíssimo sobre Ela, apenas o necessário para tornar Jesus Cristo conhecido.

Maria, a obra-prima de Deus

Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo. Maria é a fonte selada e a esposa do Espírito Santo, onde só Ele tem entrada. Maria é o Santuário e o Repouso da Santíssima Trindade.

Todos os dias, de um extremo a outro da Terra, no mais alto dos céus, no mais profundo dos abismos, tudo proclama a admirável Virgem Maria. Os nove coros dos anjos, homens e mulheres de todas as idades, condições e religiões, os bons e os maus, e até os próprios demônios são forçados a chamá-la de bem-aventurada.

Foi o meu coração que ditou o que acabo de escrever com particular alegria, a fim de mostrar como Maria Santíssima tem sido insuficientemente conhecida até agora, e como é esta uma das razões pelas quais Jesus Cristo não é conhecido como deve ser. Portanto, se é certo que o conhecimento e o Reino de Jesus Cristo se estabelecerão no mundo, será por uma consequência do conhecimento e do Reino da Santíssima Virgem Maria. Ela trouxe Jesus ao mundo na primeira vinda, e há de fazê-Lo resplandecer também na segunda vinda.

……………………………………………

¹ Padre Lourenço Ferronato, EP – Coordenação. Devoção a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort. Alexandre Teixeira Varela – Texto. São Paulo: ACNSF, 2015.