By

Um Presépio com luz, som e movimento aguarda a sua visita

Uma das mais belas formas de celebrar o nascimento do Menino Deus é pela veneração dos presépios. Reproduzindo o local do nascimento de Jesus e os acontecimentos que se seguiram, eles revelam um dos principais mistérios de nossa Fé e nos convidam a contemplar o maior acontecimento da humanidade: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1, 14).

Inspirada pela graça de Deus, abençoada pela Igreja e cultivada pela piedade católica, a montagem de presépios tornou-se uma tradição para homenagear Nosso Senhor Jesus Cristo em seu nascimento.  Nas comemorações natalinas, os presépios fazem parte da piedade dos povos cristãos, com suas características culturais neles inseridas: presépios napolitanos, alemães, espanhóis, orientais…

Nesse espírito de amor ao Deus Encarnado, os Arautos do Evangelho na arquidiocese de Vitória construíram, em sua versão mais atualizada, um presépio com luz, som e movimento, no qual é narrada – com fundo musical, movimentação das peças e jogos de luzes – a bela e apaixonante história do Salvador.

Em uma verdadeira e envolvente Catequese, vai-se meditando na vida de Jesus, Maria e José, desde a Encarnação, passando pelo nascimento do Menino-Deus na Gruta de Belém, até, por fim, chegar à sua gloriosa Ressurreição.

Antes mesmo da chegada de dezembro, no domingo 17 de setembro, o Pe. Hiller Stefanon Sezini – pároco da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe – abençoou o Presépio, após celebrar a Santa Missa. Na ocasião, rogou à Virgem Mãe e a São José que obtenham de Jesus Menino as melhores graças para todos os que assistirem e se beneficiarem de sua contemplação.

Uma pergunta é bem possível que se ponha nosso caro leitor: Por que tão cedo? A resposta é simples: oportunizar às crianças e aos adolescentes que estão no período de estudos e de catequese, a visita ao Presépio, tendo assim ocasião de receber – pelo favor da misericórdia divina – as graças ligadas a essa forma tão apropriada de evangelização.

Venha, caro leitor, você com sua família e amigos, visitar o Presépio dos Arautos do Evangelho e ter assim o coração especialmente aberto para um Santo Natal, a fim de adorar o Menino Jesus nos braços de Maria, sob o olhar cheio de veneração de José.

Adilson Costa da Costa

One Response to Um Presépio com luz, som e movimento aguarda a sua visita