By

Cristo reinará no mundo por meio de Maria

O Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem nos apresenta  a importância suprema de Maria Santíssima na obra da criação, sua luta contra o demônio e seu profético papel, especialmente no período histórico que São Luís chama de últimos tempos.

O santo autor esclarece que “Maria permaneceu desconhecida até agora” e por isso Nosso Senhor Jesus Cristo “ainda não é conhecido como deve ser”. (1) E conclui afirmando que o conhecimento e o Reino de Jesus só virão ao mundo “como consequência necessária do conhecimento e do Reino da Santíssima Virgem Maria”, (2) pois, como esta O trouxe ao mundo a primeira vez, cabe-Lhe fazê-Lo resplandecer em sua segunda vinda. Ousada afirmação, difícil de encontrar em outros autores…

Segundo a lógica do Tratado, este se destina a propagar a devoção a Nossa Senhora para que venha o Reino de Cristo. “Trata-se, portanto, de uma obra de larga visão e de alcance histórico muito amplo, fixando-se no desejo de trazer o Reino de Cristo para um mundo que não o possui, fazendo-o preceder em certo sentido pelo reinado de Maria Santíssima”. (3)

São Luís Maria expõe o fundamento teológico de tal afirmação já nas primeiras palavras do Tratado: “Jesus Cristo veio ao mundo por meio de Maria e é também por meio d’Ela que Ele reinará no mundo”. (4) Ora, se o Reino de Cristo deve vir ao mundo por intermédio de Maria Santíssima, espalhar a devoção a Ela é, nesta perspectiva, “a maior obra a que um homem pode aspirar”. (5)

Portanto, a devoção ensinada por este grande Santo é de capital importância para a implantação do Reino de Cristo. Eis outro ponto não fácil de encontrar nos manuais de Mariologia.

 

(1) SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, Ed. Vozes, Petrópolis, 48ª edição, 2018, nº 13.

(2) Idem, ibidem.

(3) CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Comentários ao “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”. São Paulo, 1951.

(4) SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT, op. cit., n.1.

(5) CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. op. cit.

 

(Adaptação de trecho do artigo “Um livro profético”, do Pe. Juan Carlos Casté, EP, na revista “Arautos do Evangelho”, nº 184, abril de 2017, p. 19. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho