By

Maria nunca se deixa superar em amor

São Luís Grignion nos apresenta vários motivos que nos recomendam a prática da verdadeira devoção a Nossa Senhora. Por ela, a pessoa se consagra inteiramente ao serviço de Deus, sem prejudicar seus deveres de estado; ela nos leva a imitar o exemplo de Jesus Cristo e a praticar a virtude da humildade.

O autor acentua um dos motivos que lucramos com essa devoção.

A Santíssima Virgem, explica ele, nunca Se deixa superar em amor e liberalidade. Vendo que alguém se Lhe consagra totalmente para honrá-La e servi-La, “Ela também Se dá por inteiro e de modo inefável a quem Lhe deu tudo. Imerge-o no abismo de suas graças, adorna-o com seus méritos, apoia-o com seu poder, ilumina-o com sua luz, abrasa-o com seu amor, comunica-lhe suas virtudes: sua humildade, sua fé, sua pureza, etc. Ela Se constitui sua fiadora, seu suplemento e seu tudo perante Jesus”. (1)

Só isso já é suficiente para mostrar como são insondáveis as graças e vantagens que nos advêm da prática dessa devoção. Porém, há muito mais.

NOVO RELACIONAMENTO COM A SANTÍSSIMA TRINDADE E A EUCARISTIA

Dado que a Virgem das virgens tem relações especialíssimas com a Santíssima Trindade, quem a Ela se entrega por inteiro como escravo de amor passa a ter com a mesma Trindade um relacionamento muito mais rico, intenso e íntimo; mudam também suas relações com a Sagrada Eucaristia, pois ele passa a comungar com Maria, em Maria, por Maria e para Maria. Pode-se dizer que entra numa nova economia da graça quem assim se consagra a Maria.

Em resumo, é de todo inefável o comportamento dessa Virgem fiel com seus filhos e escravos. “Ela os ama, por ser sua verdadeira sua Mãe, e uma mãe sempre ama os filhos, fruto de suas entranhas; ama-os por reconhecimento, pois eles efetivamente A amam como sua boa Mãe; ama-os porque, sendo predestinados, Deus os ama […]; ama-os porque se consagraram por inteiro a Ela e são sua porção e sua herança”. (2) Mais ainda: desde que eles sejam fiéis na prática dessa devoção, a alma da Santíssima Virgem se comunicará a eles para glorificar o Senhor; seu espírito se porá no lugar do deles para rejubilar-se em Deus nosso Salvador. (3)

(1) SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT, Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, Ed. Vozes, Petrópolis, 48ª edição, 2018, nº 144.
(2) Idem, n.201.
(3) Idem, n.258.

 

(Trecho do artigo “Um livro profético”, do Pe. Juan Carlos Casté, EP, na revista “Arautos do Evangelho”, nº 184, abril de 2017, p. 20-21. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho