By

Crisma na paróquia de Santa Rita de Cássia (Vitória, ES)

Mais de uma centena de crismandos receberam o sacramento da Confirmação durante a Missa Solene presidida por Dom Luiz Mancilha Vilela SS.CC. (arcebispo metropolitano de Vitória do Espírito Santo) na igreja de Santa Rita de Cássia em 17 de maio do corrente ano. Do ato litúrgico participaram Frei Silvestre Brunoro O.A.R., pároco, e Frei Jonas Gusson O.A.R., diácono que atuou no serviço do altar. Frei João Bernardino Junior M.C. atuou como cerimoniário, encontrando-se o templo repleto de familiares dos crismandos e demais paroquianos que acorreram a participar da importante celebração.

“Deus todo poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela água e pelo Espírito Santo fizestes renascer estes vossos servos e servas libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e piedade, e enchei-os do espírito do vosso temor, por Cristo nosso Senhor”: com essas palavras, seguidas da unção com o Santo Crisma (óleo perfumado, consagrado na Quinta-Feira Santa), os crismandos receberam através de Dom Luiz o Espírito Santo nesse sacramento que faz parte da Iniciação Cristã.

Algumas fotografias da cerimônia podem ser vistas abaixo.

By

Visita do grupo de catequese da Comunidade Sagrada Família

Um grupo de 32 crianças da comunidade Sagrada Família, paróquia São José em Maruípe, fez uma visita a casa dos Arautos do Evangelho, onde assistiram uma representação animada da vida de Jesus Cristo (presépio com som, luzes e movimentos) e tiveram uma exposição sobre o carisma e a vida dos arautos. Os jovens participaram ainda de um breve momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

By

Missa para os participantes do Apostolado do Oratório em Caricica-ES


Em 13 de Maio, na igreja paroquial do Bom Pastor em Cariacica – ES, foi celebrada a Eucaristia para os participantes do Apostolado do Oratório.
Celebrou o vigário paroquial Pe. Renato Coutinho.
Os Arautos entronizaram a Imagem Peregrina do Imaculado Coração de Maria que permaneceu no presbitério durante a Santa Missa.

By

Homenagem à Nossa Senhora no Dia das Mães

Em 10 de maio, Dia das Mães, os Arautos do Evangelho de Vitória fizeram uma homenagem a Nossa Senhora e às mães em geral.

A comemoração deu-se na casa dos Arautos, onde foi feita uma apresentação musical e a encenação de uma peça de teatro. O momento mais tocante foi, sem dúvida, a entrega das lembranças, onde filhos e mães não contiveram lágrimas e demonstrações de afeto.

By

Relíquia de São Francisco de Assis em Vila Velha

No dia 4 de abril foi entronizada na igreja paroquial de São Francisco de Assis, Vila Velha (ES), uma relíquia de São Francisco de Assis, fundador da família franciscana. Dom Mário Marquez O.F.M.Cap., bispo auxiliar de Vitória, presidiu a Eucaristia tendo como concelebrantes o Pe. Hiller Stefanon (pároco) e dois outros religiosos franciscanos.
Durante a cerimônia foi lido o documento de autenticidade da relíquia, que é um fragmento do corpo do santo. Os Arautos do Evangelho participaram da animação litíurgica.
Pela primeira vez uma igreja no Espírito Santo passou a ostentar uma relíquia de São Francisco de Assis.






By

O Fundador – Mons. João S. Clá Dias

Mons. João Scognamiglio Clá Dias é natural de S. Paulo, Brasil, tendo nascido a 15 de agosto de 1939. Seus pais, António Clá Dias e Annitta Scognamiglio Clá Dias, constituíam uma família de imigrantes europeus na qual a fé católica, herdada de seus maiores, era ainda muito viva.
Esse vigor da Fé manifestou-se desde cedo no jovem João, pois, já nos bancos escolares procurava organizar com seus colegas um movimento para dar aos jovens uma orientação virtuosa à existência. Fez parte das Congregações Marianas e, a convite de um professor, ingressou, em 23 de maio de 1956, na Ordem Terceira do Carmo, dos PP. Carmelitas da antiga observância, na cidade de S. Paulo, fato que marcou sua vida.
Fez os seus estudos secundários no Colégio Estadual Roosevelt e cursou Direito na tradicional Faculdade do Largo de São Francisco, de São Paulo. Durante os estudos superiores, destacou-se como um ativo líder universitário católico nos convulsionados anos que precederam a revolução da Sorbonne, de maio de 1968.
Mons. João S. Clá Dias é cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, e Protonotário Apostólico. Formou-se em Filosofia e, em Teologia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasilero, de São Paulo; é licenciado em Humanidades pela Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, da República Dominicana, e também é Mestre em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro.
Vendo que a música seria um eficaz meio de evangelização, aperfeiçoou seus conhecimentos com o renomado maestro Miguel Arqueróns, regente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.

Seu anseio de perfeição o levou, em 1970, a iniciar uma experiência de vida comunitária, em um antigo imóvel beneditino, em São Paulo. Dos primeiros companheiros, ninguém perseverou. Porém, após numerosas dificuldades, aquela experiência adquiriu solidez, dando origem ao movimento de evangelização dirigido por Mons. João Clá. Multiplicaram-se, a partir deste foco originário, casas de vida comunitária onde seus membros se dedicam à oração e ao estudo como preparação para a ação evangelizadora. Juridicamente, tomou a forma de uma Associação Privada de Fiéis, os Arautos do Evangelho, na diocese de Campo Limpo (Brasil). E em decorrência de sua implantação em outros 20 países, foi reconhecido pelo Pontifício Conselho dos Leigos, em 22 de fevereiro de 2001, como uma Associação Internacional de Direito Pontifício, que hoje estende suas atividades a 78 países, nos cinco continentes. Pouco depois, o Vicariato de Roma confiou aos Arautos do Evangelho o encargo da igreja de S. Benedetto in Piscinula.
Mons. João Clá Dias é fundador e o atual Presidente-Geral dos Arautos do Evangelho.
Organizou também um ramo feminino dos Arautos, o qual concretizou – de modo semelhante, mas separadamente do ramo masculino – o ideal de vida comunitária, como meio de alcançar a santidade e melhor se preparar para a missão evangelizadora. Do ramo feminino dos Arautos nasceu mais tarde a Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum, que foi erigida canonicamente na diocese de Campo Limpo, por D. Emilio Pignoli.


O desejo de uma maior entrega ao Senhor e aos irmãos levou Mons. João Clá a se preparar para o ministério sacerdotal, junto com alguns de seus companheiros. Sendo uma das origens remotas dos Arautos do Evangelho a Ordem Terceira do Carmo, foi um prelado carmelitano, D. Lucio Angelo Renna, à época bispo de Avezzano, na Itália, que acolheu os primeiros sacerdotes desta Associação. Foram ordenados presbíteros, juntamente com Mons. João Clá, a 15 de junho de 2005, na mesma Basílica do Carmo onde quase 50 anos antes ele começara suas atividades a serviço da Igreja e dos irmãos. Honrou a cerimônia com sua presença o cardeal D. Cláudio Hummes, sendo concelebrantes mais sete bispos e setenta sacerdotes.
Estes primeiros sacerdotes dos Arautos do Evangelho constituíram a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, a qual foi canonicamente erigida pelo próprio bispo de Avezzano, D. Lucio Renna. Mons. João Clá Dias, sendo fundador de Virgo Flos Carmeli é atualmente seu Superior-Geral.
A construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Seminário dos Arautos do Evangelho, foi sua mais recente realização, estando também quase concluído, graças à sua iniciativa, o Mosteiro do Monte Carmelo, da Sociedade Regina Virginum