By

Nas perplexidades, recorra a São José

 

Catedral Metropolitana, Costa Rica, San José

Se alguém disser que nesta vida nunca passou por alguma angústia, tristeza, ou perplexidade, ou afirma que isto nunca se dará com ele, correrá o risco de passar por quem falta com a verdade. Nossa própria condição de seres concebidos no pecado original nos coloca diante da perspectiva e da realidade da dor. Seja uma pessoa boa, santa, ou seja uma pessoa má, é ser humano: o sofrimento estará presente.

No entanto, sofrimentos, aflições, perplexidades… nada disto deve nos tirar a paz de alma e a confiança no socorro divino. Mas como alcança-la?

Caro leitor, recorra a São José e rezai a ele! Eis aqui uma oração1 que bem pode fazer parte de sua vida de piedade, e ser rezada especialmente quando colocado diante de uma prova espiritual, de uma perplexidade. São José lhe dará ânimo e confiança. Reze-a “degustando” suas palavras e sentindo sua unção.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ, PEDINDO CONFIANÇA NAS PERPLEXIDADES

 Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Ó São José, escolhido para ser o castíssimo Esposo de Maria e Pai do Menino Jesus, e elevado à condição de Patriarca da Santa Igreja! Vós, que sofrestes tremendas perplexidades, me vedes nos mesmos caminhos que trilhastes, pois também estou nessa terra para ser provado.

Por quantas perplexidades e aflições deverei passar?

Pelos méritos da perfeição com a qual enfrentastes todas as perplexidades, e em especial a perda do Menino Jesus durantes três dias, eu Vos peço: em minhas aflições, dai-me a paz, a serenidade, a tranquilidade e a confiança em Deus que Vós tivestes nesses momentos. Amém.

……………………………………….

1 Mons. João S. Clá Dias,EP. Oração pedindo confiança nas perplexidades. Revista Arautos do Evangelho, 185, maio de 2017, p. 52.