By

Uma explosão de alegria

Visitas das Catequeses

Esta expressão tão sugestiva, pronunciada pelos lábios inocentes de uma criança, bem pode definir um dos finais de semana na Sede dos Arautos, a partir da inauguração do Presépio de som, luz e movimento. Mas, afinal, o que aconteceu de tão extraordinário que produziu esta exclamação?

Cerca de cem crianças, oriundas de diversas comunidades e Paróquias, visitaram a Sede da Comunidade dos Arautos e assistiram à apresentação do Presépio (divididas em grupos). Jubiloso, um dos pequenos, ao término do espetáculo, sonoramente bradou o que sentia no fundo do coração. Sim, foi propriamente uma explosão de alegria.

Era inocentemente expresso o que se passava nos demais assistentes do Presépio de som, luz e movimento, narrando o Nascimento do Salvador e sua apaixonante história.

Qual a causa deste júbilo? Fruto da graça de Jesus, Maria e José, de nos sentirmos amados por Eles.

As catequistas ficaram muito contentes e seus pupilos também: conheceram as dependências da Sede dos Arautos, a Capela do Santíssimo Sacramento, ouviram com atenção e agrado a história da Mãe do Bom Conselho e outras mais narrações, assistiram ao Presépio e a apresentação musical e, por fim, partilharam um saboroso lanche.

E não ficou por aí. Afinal, a idade da criança é especialmente a idade de brincar. Fizeram diversas brincadeiras, entre as quais – novidade para alguns – o disputado espirobol.

Como diz São João Bosco, santidade é alegria. A alegria, sob o olhar e as bênçãos da Sagrada Família, eis a verdadeira alegria!

Comunidades visitantes:

– Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Mãe de Misericórdia (Viana)

– Grupo de Perseverança da Paróquia Bom Pastor (Cariacica)

– Catequese da Paróquia São João Batista (Cariacica – Sede)

– Comunidade São Sebastião – Paroquia Santa Clara de Assis (Viana)

8 Responses to Uma explosão de alegria

  1. Simone Salmaso Borges says:

    Moro em Minas Gerais e tive a Graça de assistir a esse magnífico presépio quando aí estive. Retrata de forma sublime a vida de Jesus, Nossa Senhora e São José. Transporta- nos ao verdadeiro espirito de natal tão esquecido hoje em dia.
    Visitem!!
    Salve Maria!!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima D. Simone, o verdadeiro espírito de Natal, eis o objetivo especial que o Presépio dos Arautos com som, luz e movimento procura retratar. Ficamos alegres com os visitantes do estado vizinho, alias historicamente dos mais religiosos do Brasil. Que tenham um Santo Natal que “rapidamente” se aproxima.

  2. Igor De Lazari Dessaune says:

    Nossa que maravilha
    Admirável essa atividade pastoral de apoio catequético dos Arautos
    Quanta semente boa plantada nos corações
    Alegria contagiante
    Parabéns por esse belíssimo trabalho em prol das crianças, da juventude, com certeza será inesquecível em suas vidas!

    • Adilson Costa da Costa says:

      De fato, caríssimo Igor, esta atividade propriamente catequética por meio do Presépio com as crianças e jovens, pelo favor de graça, pode sem dúvida marcar suas vidas uma vez que se trata da mais bela história da Humanidade: o Santo Natal e a história da Salvação.

  3. Maria das Graças Bitencourt de Melo says:

    Conviver com os Arautos é sempre uma explosão de alegria! Pois é já possuirmos o Céu na terra.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Maria das Graças, que Nossa Senhora das Alegrias, Ela que é a Causa de nossa alegria, nos conserve sempre as alegrias puras e santas que nos unem ao seu Divino Filho.

  4. EDSON LUIZ SILVA says:

    Fico lisonjeado com tal organização doa Arautos Vitoria – ES. O Presépio “som, luz e… movimento” é a mais singela apresentação da Encarnação do Verbo Eterno do Pai que nos ilumina com a sua Luz e Bem! O presépio é um super presente do Céu! Não dá para assistir só uma vez, pois ele consegue nos tocar muito em três sentidos ( 2 fundamentais e 1 especial) : audição, visão e principalmente no coração. Ele nos ajuda fortemente a lembrar do verdadeiro sentido e bençãos que são o Natal e mostra de forma belíssima ( acredito que muito próxima da beleza dos próprios acontecimentos que foram a anunciação, preparativos para a viagem e o nascimento do Menino Jesus) como foram os precedentes desse momento e como foi o primeiro Natal de todos. Acontecimentos estes escolhidos sabiamente pela Providência para a vinda do nosso Redentor ao mundo.
    Salve Maria!
    Parabéns.
    Edson Silva – 5º Curso de Consagração

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Edson, uma das mais belas qualidades que Deus dotou o homem – nem sempre aproveitada – é a da observação da vida e das coisas. Quanto nos enriquecemos ao sabermos observar, analisar e explicitar. Sua observação a respeito do Presépio faz sentir o quanto é bom ter a alma aberta para a observação, sobretudo, quando se trata das coisas de Deus. Este Presépio tem em vista justamente isto: despertar o senso do maravilhoso na contemplação dos mistérios de Jesus, Maria e José, com especial foco no sentido verdadeiro do Santo Natal. Que Eles lhe conservem e aumentem este maravilhamento por tudo que concorra para sua união com o Divino Redentor, sua Mãe Santíssima e São José. Salve Maria.

Deixe uma resposta