A gota d’água no cálice
Você já deve ter observado que, na preparação do Ofertório na Missa, o sacerdote, após colocar o vinho, coloca também um pouco de água? Por que faz isso?
Tudo que a Igreja estabelece para a Liturgia tem um sentido. No caso, a gota d’água representa os nossos sacrifícios. Assim, ao pronunciar as palavras da Consagração do vinho, a água que, de si, não seria matéria para a Eucaristia, unida ao vinho no qual se integrou, passa fazer parte do vinho consagrado, ou seja, a Eucaristia.
O mesmo se dá com nossos sacrifícios ou sofrimentos que, unidos aos de Jesus, passam a ter um valor altíssimo. O sofrimento em nós se torna divino, quando sofremos unidos ao sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Muitas vezes esses sacrifícios nos vêm para manter-nos fiéis no amor a Deus, no cumprimento dos Mandamentos, etc.
Essa foi a temática do Retiro espiritual para os Cooperadores e simpatizantes dos Arautos do Evangelho de Vitória que teve lugar nos recentes feriados.
Foi palestrante o Sr. Sérgio Ueda, arauto, e atendeu as confissões o Pe. Antônio Coluço, EP, que também celebrou as Missas. Participaram 36 pessoas e foi realizado no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS).
TESTEMUNHOS
É interessante conhecer o testemunho de alguns participantes. O primeiro deles traz também um apanhado sobre o Retiro:
— “Foi uma graça muito grande, concedida por Nosso Senhor Jesus Cristo, através do seu infinito amor, quando fomos chamando a participar do 2ª Retiro Espiritual para Cooperadores e Famílias dos Arautos do Evangelho no Espírito Santo.
A programação foi preparada com muito entusiasmo e desejo de trazer o máximo de benefícios às almas dos participantes.
Meditação, contemplação, espírito de recolhimento: Eu e Deus.
Silêncio… Abríamos os lábios somente nas Missas, ao rezarmos o Santo Rosário ou na Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Foi um ‘flash’ constante e também grande ocasião em que, com as luzes do Divino Espírito Santo, falando no íntimo de nossos corações, nos foi permitido investigarmos a nossa alma, analisando a nossa vida, os nossos atos, identificando os nossos pontos fracos e assim, através do Sacramento da Confissão, termos nossas culpas apagadas com um firme propósito de conversão.
Duas Missas diárias, Adoração, Exposição e Benção do Santíssimo, oração do Rosário, Confissões, refeições com leituras da vida de grandes Santos como Santa Elizabeth da Trindade e um pregador inspirado pelo Espirito Santo, encheram nossas Almas do mais puro desejo de santidade e de nunca abandonarmos a nossa fé, pois o mais importante é chegarmos a eternidade juntos a Nosso Senhor e Nossa Senhora”.
— “Agradeço a Deus e a Nossa Senhora por participar do Retiro, pois no silencio, consegui ouvi a voz de Deus e tive as repostas que afligiam o meu coração. Deus é muito bom!”
— “Agradecimento. Foram dias muito importantes em minha vida”.
— “Agradecimento. Foi um aprendizado que jamais irei esquecer”.
Foi tão maravilhoso que Nem tenho como descrever hoje posso dizer que sou outra pessoa .
E aprendi que as nossas cruzes São para nós levar a purificação da alma,e agora só tenho a agradecer a Deus e não reclamar.
Caríssima Aliceia, esta disposição de alma de não reclamar das dificuldades da vida e as oferecer a Nosso Senhor, por Maria, é dos melhores frutos do retiro espiritual. Que a Providência divina a abençoe e a faça perseverar neste propósito.
Eu sou muito grata por ter participado deste momento, com essa FAMÍLIA que eu tanto AMO !!! De fato foi FENOMENAL, uma experiência que jamais irei esquecer!!! SALVE MARIA ? (Priscila Solon)
Caríssima D. Priscila, é propriamente o que se passou com todos. Jesus por meio de Maria Santíssima tocou nossos corações tão profundamente, com tanta bondade e nos convidando para darmos mais no amor a eles, que sempre nos lembraremos deles, a nos animar nas alegrias e nos sofrimentos. Salve Maria.