By

Manter viva a esperança.

Neste sábado, 27, o Papa Francisco se dirigiu ao Theatro Municipal,no Rio, onde se encontrou com cerca de 2 mil representantes de diversos setores da sociedade civil, intelectuais, diplomatas e artistas.

Vejamos alguns trechos do seu pronunciamento.

“Nas senhoras e nos senhores, vejo a memória e a esperança: a memória do caminho e da consciência da sua Pátria e a esperança que esta, sempre aberta à luz que irradia do Evangelho de Jesus Cristo, possa continuar a desenvolver-se no pleno respeito dos princípios éticos fundados na dignidade transcendente da pessoa”.

“[A] visão do homem e da vida, tal como a fez própria o povo brasileiro, muito recebeu da seiva do Evangelho através da Igreja Católica: primeiramente a fé em Jesus Cristo, no amor de Deus e a fraternidade com o próximo”.

“A riqueza desta seiva deve ser plenamente valorizada! Ela pode fecundar um processo cultural fiel à identidade brasileira e construtor de um futuro melhor para todos. Assim se expressou o amado Papa Bento XVI, em Aparecida”.

“A virtude dinâmica da esperança incentiva a ir sempre mais longe, (…) para descobrir novos caminhos, dando-se mesmo sem ver resultados, mas mantendo viva a esperança”.
.

“É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais”.

“Acolham estas palavras como expressão da minha solicitude de Pastor da Igreja e do amor que nutro pelo povo brasileiro”.

“Confio-lhes ao Pai do Céu, pedindo-lhe, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que cumule de seus dons a cada um dos presentes, suas respectivas famílias e comunidades humanas de trabalho e, de coração, a todos concedo a minha Bênção”.

* * *

(Com dados da agência Gaudium Press, http://www.gaudiumpress.org/content/49138-Leia-aqui-o-discurso-que-o-Papa-fez-neste-sabado-no-Theatro-Municipal#ixzz2aI4AU1aG)