By

Em Vitória (ES), estátua do Papa Pio XII é entregue após restauro

A agência de notícias Gaudium Press – com o objetivo veicular notícias de evangelização e de interesse humanitário e social nos cinco continentes – traz interessante informação a respeito da estátua do Papa Pio XII, restaurada e colocada no centro da capital do Espírito Santo.

Vitória – Espírito Santo (Sexta-feira, 20-10-2017, Gaudium Press) A estátua do Papa Pio XII regressou à praça de nome homônimo, localizada no centro de Vitória, após passar por um período de restauro. A entrega da obra ocorreu no início desta semana e contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas.

No momento em que foi informado pelo Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela que a imagem do antigo Pontífice foi danificada com pichações, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, solicitou o trabalho de uma equipe especializada para restaurar o monumento.

Então, foi realizado um estudo minucioso para que o restauro pudesse ser realizado, uma vez que a estátua, feita em cimento branco pelo escultor italiano Carlo Crepaz, poderia ser ainda mais danificada com a limpeza da tinta. Por esse motivo, segundo o prefeito, a entrega do monumento demorou a acontecer.

Por sua vez, Dom Luiz ressaltou a importância do Papa Pio XII não apenas para a Igreja de Vitória, pois foi o Santo Padre o responsável por elevar a Diocese do Espírito Santo à categoria de Arquidiocese, mas também pela luta em favor da paz no mundo.

O secretário de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, concluiu ao dizer que foi uma honra entregar a estátua restaurada. Também comentou que a Prefeitura assumiu o trabalho por reconhecer que Vitória é uma cidade espiritualizada.

Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, o Papa Pio XII, foi eleito Papa no dia 2 de março de 1939, sendo o 260º Pontífice e o primeiro romano desde 1724. Foi o único Vigário de Cristo do século XX a exercer o Magistério Extraordinário da Infalibilidade papal – invocado por Pio IX – quando definiu o dogma da Assunção de Maria em 1950 na sua encíclica Munificentissimus Deus. No total, criou 57 cardeais em dois consistórios enquanto exerceu o Ministério Petrino até 9 de outubro de 1958, data de sua morte, aos 82 anos.

No dia 19 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI proclamou-o venerável após promulgar o decreto que reconheceu as virtudes heroicas do Servo de Deus. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Vitória

http://www.arautos.org/secoes/noticias/noticia/em-vitoria-es-estatua-do-papa-pio-xii-e-entregue-apos-restauro-200307

4 Responses to Em Vitória (ES), estátua do Papa Pio XII é entregue após restauro

  1. Igor De Lazari Dessaune says:

    Muito interessante esse ato de zelo pela cultura e história na cidade de Vitória e saber que foi ele quem criou a Arquidiocese!
    Contente de saber que a Imagem foi restaurada!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Igor, deu-nos de fato muito contentamento saber deste zelo artístico e que nossa Arquidiocese, criada por Pio XII, teve mais este gesto de amor à Igreja, abençoado pelo nosso Pastor Dom Luiz, restaurando e recolocando a estátua do grande Pontífice no centro de Vitória.

  2. Nildo Rezende Moreira says:

    Fiquei particularmente muito feliz é agradecido,ao ver a Imagem restaurada.passo em sua frente de segunda a sexta pela manhã ao ir para o trabalho.entristecia me ao vê-la toda pixada. com todos os mais hediondos desenhos. me perguntava e pedia.que um Católico se levantasse em defesa de tão Honrado Papa.quando vi os tapumes envolvendo a.agradeci a N.Senhora e N.Senhor por ter atendido minhas orações.Salve. Maria !!!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Sr. Nildo, a amor verdadeiro à Igreja nos leva a nos entristecermos diante do que não está de acordo com a vontade de Deus. Esta inconformidade é mostra de que amamos de fato a Deus Nosso Senhor e a Maria Santíssima. E por isto rezamos. Que bom ver as suas orações atendidas, certamente unidas a de muitos outros.