Origem da árvore de Natal
O pinheiro — sempre verde — tendo em seus galhos luzes e lindas bolas coloridas e reluzentes lembra o Natal, logo à primeira vista. Por que?
Para entendermos a rápida narrativa que segue, lembro-me de uma expressão cheia de sabedoria: “A lenda expressa o que a alma dos povos gostaria que tivesse acontecido, que está na linha do que aconteceu de fato”.
Qual a lenda da árvore de Natal?
Numa noite de Natal, junto ao presépio, se encontravam três árvores: Uma oliveira tamareira, uma tamareira e um pinheiro. As três árvores ao verem Jesus nascer, quiseram oferecer-lhe um presente. A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz.
As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e adornando o pinheiro que assim se ofereceu ao Menino Jesus.
O pinheiro bem pode ser o símbolo de alguém que não tem nada a oferecer ao Menino Jesus. Mas, não se aflija; se você, aos pés do Menino Deus relembra que não só não tem o que oferecer, mas tem muito de que pedir perdão, as graças que Deus lhe dá a rogos de Nossa Senhora descerão sobre sua alma. E o Menino Jesus ficará feliz.
Neste Natal, ao estar diante do Presépio ofereça este presente ao Menino Jesus.
Ilustrações: Arautos do Evangelho, pixabay, freestock.
One Response to Origem da árvore de Natal