By

“Toda vez que fizerdes algo a um desses pequeninos…”

“Meu Deus, eu quero, mas ajudai a minha vontade”. Esta frase, parafraseada do Evangelho, bem poderia ser a disposição dos atendidos pelo “Projeto AMAR”, entidade da Arquidiocese de Vitória voltada para recuperação de dependentes químicos. Os Arautos do Evangelho, convidados a colaborar, coordenaram um “Momento de espiritualidade” para os atendidos pelo Projeto.

Consistiu na abordagem do papel da fé e da oração na nossa existência, por meio de comentários ilustrados com slides. Procurou-se mostrar como as forças da natureza nos impressionam. Basta considerar a força de um relâmpago, de um tornado, ou de um tigre, a patada de uma girafa, etc. O homem se sente fraco diante de tais expressões de força.

Entretanto, a força do homem está em Deus, na oração: “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fl 4, 13). E exemplificou-se com alguns fatos na vida dos homens onde tal força se manifestou: Daniel na cova dos leões (a força de sua fé e da oração o preservou de ser devorado…); São Bento ordenando a São Mauro – que não sabia nadar — salvar das águas a São Plácido. E, como esses,vários outros em que ficava patente o poder da fé, da oração.

Todos se mostraram receptivos a estas considerações e mais confiantes na Providência divina, que é fundamental para a difícil situação em que se encontravam. Encerrou-se pedindo a Nossa Senhora, que se fazia presente especialmente pela bela imagem peregrina, as melhores graças para todos e seus familiares.

Por fim, manifestaram o desejo de terem um próximo convívio para tratarmos de assuntos tão importantes não só para a inteligência, mas, sobretudo para o crescimento da fé.