Atitudes e temperamentos
Para quem analisa as atitudes dos outros – ou a própria… – percebe que, diante da mesma circunstância, as reações são diferentes. E é comum dizer para si mesmo: “É o jeito dele”.
Um dos componentes do “jeito dele” é o temperamento. Seria útil conhecermos um pouco desse componente tão determinante no agir das pessoas. Tanto mais quanto pode nos levar a melhor considerar atitudes em pessoas com diferentes temperamentos: o que em alguém é desculpável, necessariamente não o será em outra. Read More

Todo católico sabe que a Eucaristia é a presença real de Jesus em corpo, sangue, alma e divindade. E não só sabe, mas crê sem reservas. Deus, porém, em sua infinita misericórdia, dispõem que várias vezes ao longo dos 2.000 anos da Igreja, ocorressem milagres que patenteiam essa verdade de fé.
Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e quanta sabedoria em todas elas!” (Sl 103, 24) — exclama o Salmista, pervadido de admiração, ao contemplar a incomensurável variedade de criaturas que enchem o universo.
A consagração a Jesus pelas mãos de Maria, ou escravidão de amor, que ensina São Luís Grignion e que está se tornando cada vez mais numerosa não só no Brasil mais em todo mundo, nos é explicada de modo breve, mas muito preciso por Dr. Plinio Corrêa de Oliveira em comentários que fez sobre esta devoção.
Era o ano de 1541, época de descobrimentos e conquistas no Novo Mundo, quando arribava na Ilha de Santa Catarina, sul do Brasil, Alvaro Núñez Cabeza de Vaca, fidalgo espanhol recém-nomeado governador do Rio da Prata. Intrépido e ousado, decidiu continuar por terra a viagem até Assunção, no Paraguai. Isso significava percorrer ermos não assinalados nos mapas, transpor rios caudalosos e altas montanhas, embrenhar-se em matas virgens habitadas por tribos hostis. Vencendo todos os obstáculos, ele e seus 240 homens fizeram o percurso em quatro meses e nove dias.
Ao longo da História, Deus escolheu o alto dos montes para Se manifestar aos homens: no Sinai, entregou a Moisés as tábuas da Lei; as Bem-Aventuranças foram ensinadas pelo Divino Mestre no “Sermão da Montanha”; para transfigurar-Se ante três de seus discípulos, Cristo elegeu o Tabor; e no Calvário ofereceu-Se ao Pai como o Cordeiro sem mancha, para a Redenção do gênero humano.





