By

FILIPINAS: TUFÃO RESPEITA O SACRÁRIO

Durante o recente tufão Ruby, que assolou parte das Filipinas, um fato surpreendeu Dom Crispin Varquez, Bispo de Borogan, que o qualificou como uma amostra da presença de Deus no Santíssimo Sacramento: a Capela da Casa Sacerdotal foi invadida pelas águas, que chegaram ao limite do pedestal onde fica o Sacrário.

Também verificou-se que após a tempestade que durou cerca de seis horas, a vela que indica a presença da Eucaristia no interior do Sacrário ficou milagrosamente intacta.

Dom Crispin juntamente com diversos sacerdotes e seminaristas, ao avaliarem os danos, verificaram que a marca do nível da água coincidia com a base do Sacrário. O véu branco que cobria o tabernáculo, não estava sequer manchado pelas águas escuras, o que demonstra que o Sacrário não foi atingido pela inundação, apesar de todo restante ter sido severamente afetado e coberto de lama.

Bispo Dom Crispin Varquez ao lado do Sacrário poupado pelas águas do tufão nas Filipinas

“ELE ESTÁ AQUI”

Em homilia, Dom Varquez comentou: “Às vezes ignoramos e não apreciamos realmente a presença do Santíssimo Sacramento, que é o Senhor no meio de nós, mas o incidente na Casa Sacerdotal indica que Ele está vivo, Ele está aqui e Ele é o Rei”.

Refletiu com os fiéis que essa foi uma demonstração de como Deus não abandona seu povo mesmo em meio às tragédias. “Ele está conosco, especialmente durante nossos tempos de tribulação”, recordou. “E Ele sempre nos recorda que é o Maestro de toda a criação. É o Senhor de toda Terra”. (*)

Imagem de Nossa Senhora incólume – Filipinas

IMAGENS DA VIRGEM MARIA

Em vários lugares da região atingida e que tiveram as casas inteiramente destruídas, árvores arrancadas do chão, etc, imagens da Virgem Maria ficaram intactas. O mesmo se deu com outras imagens do Sagrado Coração e dos Santos.

Parafraseando as palavras de Dom Varquez, bem se poderia dizer de Nossa Senhora: “Ela está conosco, especialmente nas horas difíceis”.

Imagem de Nossa Senhora após furacão Sandy, 2012

Esse fenômeno — inexplicável naturalmente — tem ocorrido em muitas catástrofes semelhantes, em várias partes do mundo. À guisa de lembrança, publicamos a foto de uma das imagens de Nossa Senhora que ficaram intactas no furacão Sandy, em 2012.

Sobre esta última referência, sugerimos acessar post da época

(*) A partir de dados da Agência Gaudium Press – http://www.gaudiumpress.org/ )

Ilustrações: Arautos do Evangelho, GaudiumPress, Divulgação (gov.ph).

One Response to FILIPINAS: TUFÃO RESPEITA O SACRÁRIO