By

A Virgem e o Menino: o perfeito louvor

 

Contemplai este olhar da Mãe para o Filho, e do Filho para a Mãe. Que encantamento recíproco entre Mãe e Filho! O Menino, todo embevecido e confiante nos braços da Mãe. A Mãe, toda enternecida e protetora com o seu Bebe. Amor de Mãe, amor do Filho.

Bem podemos compreender, por esta imagem da “Virgem com o Menino”,¹ a perfeita realização cantada pelo Salmista:

O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos, de crianças que a mãe amamenta”.²

É o próprio Deus Menino, que se fez alimentar pelo leite puríssimo da Virgem-Mãe, a nos indicar o caminho de como o louvor ao Pai se faz mediante a intercessão d’aquela que é a Mãe de Misericórdia.

São Luís Grignion de Montfort assim enaltece a dependência de Jesus e Maria:

Deus, feito Homem, encontrou sua liberdade em se ver aprisionado no seio da Virgem Mãe; achou sua glória e a de seu Pai, escondendo seus esplendores a todas as criaturas deste mundo, para revela-las somente a Maria; glorificou sua independência e majestade, dependendo desta Virgem amável, em sua conceição, em seu nascimento, em sua apresentação no templo, em seus trinta anos de vida oculta, até a morte, a que ela devia assistir […].³

Como crianças nos braços da Mãe

Na contemplação desta dependência do Filho com a Mãe, somos convidados a seguirmos seu exemplo e nos colocarmos espiritualmente nos braços de Nossa Senhora. Deixemo-nos mergulhar na “insondável misericórdia de Maria Santíssima”, pois Ela “nos leva a esperar com maior confiança na misericórdia infinita de Nosso Senhor Jesus Cristo. É Ela o canal da clemência divina para com os homens, e por esse manancial a bondade do Criador flui com inesgotável exuberância”, conforme comenta o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira,

Quando nos julgarmos abandonados…

“Sobretudo nos momentos em que nossa alma se julga abandonada e na “estaca zero” da vida espiritual, a Mãe de Misericórdia se acha mais próxima de nós. Nessa hora, confiar no socorro d’Ela é um supremo ato de fidelidade o qual cumpre praticarmos. Nossa Senhora jamais nos abandonará no meio do caminho”. 4

Se formos pequeninos, ou seja, inteiramente dependentes desta Mãe cheia de doçuras, Ela nos auxiliará a darmos o perfeito louvor pelos lábios e pela vida que Deus quer de cada um de nós.

…………………………………….

¹ “Virgem com o Menino” – do Museu Metropolitan (Nova York – EUA).

² Salmo 8, 3a.

³ São Luis Maria Grignion de Montfort. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, N. 18.

4 Plinio Corrêa de Oliveira. Canal da clemência divina in Revista Dr. Plinio, n. 109, p. 36, abri. 2007.

4 Responses to A Virgem e o Menino: o perfeito louvor

  1. Nildo Rezende Moreira says:

    Infinitas bem-aventuranças e graças quando nos abandonamos no seio de nossa Mãe e quando pensamos com pensamento do mundo não tem jeito. Ela nos envolve com seu amor maternal e nos diz “NÃO TEMAS” e tudo se transforma. E realmente tudo pode estar muito difícil, mas tudo fica MARAVILHOSO.
    Como apraz o nosso Coração com este artigo com palavras que nos fortalecem o caminhar Nós temos MÃE. SALVE MARIA!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Sr. Nildo, como diz São Luís Maria: quem tem Maria por Mãe, tem a Deus por Pai. E assim confiantes na sua misericórdia caminhamos para a bem-aventurança eterna. Salve Maria!

  2. Vânia says:

    Olhar de mãe p o filho e do filho p mãe que imensidão de amor. Que confiança , ela deu tudo para nós. E fazemos tão pouco p correspoder a esse Amor.Que sejamos mais agradecidos a tão grande mãe . Quero ser pequenina e sempre acolhida em seu colo maternal. Nós temos uma mãe, sou todo vosso!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima D. Vânia, de fato: Nossa Senhora deu tudo para nós, mais não poderia nos ter dado. Em uma palavra, deu seu Divino Filho. Com razão a Sra. diz da gratidão que devemos ter a Ela. Para isto, deixarmo-nos levar nos braços maternais d’Ela.