By

Ordenação Episcopal de Frei Rubens Sevilha OCD, Bispo Auxiliar de Vitória do Espírito Santo

Ordenação Episcopal de Frei Rubens Sevilha, OCDNo quarto Domingo da Quaresma – “domingo da alegria” – Frei Rubens Sevilha OCD foi ordenado bispo na catedral metropolitana de Vitória, arquidiocese em que inicia seu ministério episcopal. Dom Sevilha, juntamente com Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, foi designado bispo auxiliar de Vitória em dezembro passado; ambos passam a atuar com o arcebispo metropolitano, Dom Luiz Mancilha Vilela SSCC no cuidado pastoral.

Oriundo da Ordem dos Carmelitas Descalços, cuja origem remonta ao profeta Elias, Dom Sevilha diz que sua primeira palavra como bispo era para Deus Trino, como enfatizou ao dirigir-se aos numerosos fiéis que se fizeram presentes à ordenação. “Agradeço a Deus por ser tudo em minha vida”, disse, e complementou: “desejo isso a todos: que Ele seja tudo em nós”. Referindo-se à radical e inesperada mudança que lhe ocorre na vida com a nomeação episcopal, Dom Sevilha citou uma frase de Santa Edith Stein, religiosa carmelita de origem judaica que foi morta pelos nazistas: “eu não sei para onde minha vida está indo, mas eu sei que é Deus quem a está conduzindo”.

Dom Sevilha disse ter basicamente três famílias: a família carnal, na qual nasceu; o Carmelo, para onde se sentiu atraído já aos doze anos de idade; e a família episcopal, na qual acabava de ingressar. Sobre o Carmelo, que ocupou um lugar central em sua vida, Dom Sevilha fez suas as inspiradas palavras da Bem Aventurada Elisabeth da Trindade: “no Carmelo eu encontrei o céu na terra”. Mas, por fim, Dom Sevilha resumiu essas diveras famílias em uma única: a Santa Igreja Católica

Aludindo a lema que escolheu para seu brasão episcopal – Transivit Benefaciendo (passou fazendo o bem) – Dom Sevilha fez um pedido a Deus: “que Ele me leve a fazer o bem a todas as pessoas”.

A ordenação episcopal de Dom Rubens Sevilha foi ministrada pelo arcebispo metropolitano de Vitória do Espírito Santo, Dom Luiz Mancilha Vilela, juntamente com Dom Gil Antonio Moreira (arcebispo metropolitano de Juiz de Fora) e Dom Tarcísio Scaramussa (bispo auxiliar de São Paulo), com a participação de vários outros membros do episcopado brasileiro. Grande número de presbíteros participou da solene concelebração, estando presentes numerosos religiosos (principalmente da família carmelitana) e uma multidão de fiéis.

no images were found

Notícia extraída do site da agência de notícias católicas Gaudium Press

http://gaudiumpress.org/content/34869-Ordenacao-Episcopal-de-Frei-Rubens-Sevilha-OCD–Bispo-Auxiliar-de-Vitoria-do-Espirito-Santo