By

2017: Curso de Teologia com os Arautos do Evangelho

Ninguém põe em dúvida o quanto necessitamos do pão material para nossa existência natural. O próprio Salvador, tomado de compaixão pela multidão que o acompanhava no deserto, multiplicou o pão magnificamente, saciando a fome de todos (Mc 6, 35-44).

No entanto, Nosso Senhor nos ensinou que “não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4).

Em outros termos, na dimensão não material, precisamos também dos ensinamentos de Deus, e estes, na sua plenitude, dados por Aquele que é o Verbo de Deus que se fez carne, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas… onde encontrar tais ensinamentos? A resposta nos dá Mons. João Clá Dias, EP: “ao operar a Redenção do gênero humano, instituiu o Divino Mestre o Magistério infalível da Igreja, para ensinar e interpretar o que oficialmente havia sido revelado”. E acrescenta: “Aos Apóstolos que escolhera, disse: ‘Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo’. (Mt 28, 18- 20).¹” [grifos nossos]

A Igreja Católica Apostólica Romana, Sua fiel esposa e Mãe nossa, comunica-nos estas verdades ao longo das gerações, por obra do Espírito Santo. É a ela que “estão confiadas a transmissão e a interpretação da Revelação”².

Assim, quanto mais buscarmos aprender e aprofundar o conhecimento da Doutrina Cristã e da verdade revelada através do Magistério infalível da Igreja, mais fortalecidos ficaremos na fé em Deus, na esperança de seu socorro e no amor a Ele, e também na caridade para com o próximo, com a graça de Deus.

É com esta intenção que se realiza em 2017 o II Curso de Teologia na Casa dos Arautos do Evangelho (Nova Campo Grande – Cariacica, ES), nos primeiros domingos de cada mês, das 9h às 16 h.

A abertura do Curso e o primeiro encontro deu-se neste mês de março, com a presença do Prof. Padre Alex Barbosa de Brito, EP. O sacerdote expôs sobre a Escatologia que, em linguagem teológica, significa o estudo a respeito dos últimos acontecimentos da História da Salvação.

O tema, aparentemente complexo, atraiu o interesse de todos, quer pela clareza, quer pela lógica e fundamentação doutrinária, especialmente centrada nas citações do Catecismo da Igreja Católica.

Como não poderia deixar de ser, o ponto máximo da abertura do Curso de Teologia foi a Celebração Eucarística. Sim, após todos se abeberarem na palavra que sai da boca de Deus, ao se aprofundarem na Doutrina Católica, tiveram a oportunidade incomensurável de receber a próprio Verbo de Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pão do Céu.

O próximo encontro será sobre “Angelologia”. A expectativa é grande. Rezemos!

 

————————–

¹ Mons. João Clá Dias, EP. Nosso Senhor estabelece o magistério infalível da Igreja.

In http://pejoaocladiassermoes.blogspot.com.br/2017/02/evangelho-de-sao-mateus-16-1319.html Acesso em 8 mar. 17

² Catecismo da Igreja Católica. A Transmissão da Revelação Divina: n. 82. 11ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001, p. 35.