By

Leão Magno, Papa e Santo – Santo do dia de 10 de novembro

Plinio Corrêa de Oliveira

 

São Leão Magno foi um dos maiores papas que a História registra. Lutou em seu pontificado contra numerosas heresias que então agitavam a Igreja.

Com a autoridade de Papa aliada à qualidade de Santo, cuja santidade foi confirmada por um dos maiores milagres da História da Igreja – a vitória sobre Átila e suas tropas que pretendiam invadir Roma –, fez sermões advertindo o povo contra os hereges, exortando-o a denunciá-los aos sacerdotes e vigários, para sofrerem as penas canônicas e, eventualmente, também as temporais.

Portanto, ele praticou uma virtude que hoje seria muito pouco apreciada, por ser oposta ao ecumenismo mal compreendido. O que diria São Leão Magno diante das heresias soltas em nossos dias?

Peçamos a ele que reacenda na Igreja esse espírito de discernimento, de intransigência e de luta, que seria suficiente para evitar ao mundo os terríveis castigos pelos quais inevitavelmente vai passar, se não se converter. Que ao raiar a aurora do Reino de Maria esse espírito esteja imensamente aceso e dure até o fim dos tempos.

 

(Extraído de conferência de 10/4/1967. In revista “Dr. Plinio”, nº 248, novembro de 2018, p. 2. Para acessar a revista “Dr. Plinio” clique aqui
 Ilustração: Vatican.va

One Response to Leão Magno, Papa e Santo – Santo do dia de 10 de novembro

  1. Simone Salmaso Borges says:

    Que São Leão Magno interceda por nós nesse mundo contaminado pelas mais variadas heresias