By

Junto a Maria, o segredo da calma

“Ah! quando virá este tempo feliz em que Maria será estabelecida Senhora e Soberana nos corações, para submetê-los plenamente ao império de seu grande e único Jesus? Quando chegará o dia em que as almas respirarão Maria, como o corpo respira o ar? (…) quando chegará esse tempo feliz, esse século de Maria? (…) Esse tempo só chegará quando se conhecer e praticar a devoção que ensino”.(1)

 Qual é esta devoção prenunciativa do Reino de Cristo na terra?São Luís Grignion de Montfort a ensina em seu célebre Tratado: é a consagração a Jesus pelas mãos de Maria.

Desejando ardentemente a vinda desse Reino de Maria que antecede o Reino de Cristo, os Arautos do Evangelho promovem cursos de preparação para esta consagração. É o que está acontecendo em inúmeras cidades do Brasil e do mundo… e em Vitória.

Teve início recentemente um novo curso, tão logo concluiu-se o anterior e foi feita a consagração. Os cerca de 45 atentos participantes em um encontro sobre a confiança que devemos ter em Nossa Senhora prorromperam em aplausos e brados de alegria ao ouvirem a leitura do texto a seguir:

O SEGREDO DA CALMA

Plinio Corrêa de Oliveira

Pelo dom de profecia, Maria Santíssima conheceu individualmente todos os homens que existiriam até o fim do mundo, com suas qualidades e defeitos, e tem para com cada um a misericórdia incalculável da melhor das mães.

Devemos, pois, ter a certeza de que pedindo-Lhe qualquer coisa, obteremos. Pode ser que alguém peça algo que não seja para o seu próprio bem. Neste caso, Nossa Senhora não dará. Porém, até nisso entra a misericórdia d’Ela porque, conhecendo melhor do que nós o que nos convém, a Mãe de Deus nos concede outra graça mais valiosa do que aquela pedida por nós.

Mesmo que estejamos em estado de pecado, a Santíssima Virgem tem pena de nós e nos obtém graças preciosas para nos emendarmos e brilharmos diante d’Ela por toda a eternidade.

Sendo assim, não há razão para ficarmos nervosos e agitados, pois ainda que não compreendamos por que está acontecendo algo de muito triste conosco, devemos estar tranquilos, pois a nossa Mãe vela por nós.

A perfeição consiste, portanto, em manter–se sereno e tranquilo, compreendendo que tudo se faz pela vontade de Nossa Senhora. Aí está o segredo da calma. (2)

 

 

(1) São Luís Maria Grignion de Montfort, Tratado da verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, ed. Vozes, Petrópolis, 46ª edição, nº 217, p. 212-213.

(2) Extraído de conferência de 12/10/1990, publicado na revista “Dr. Plinio”, nº 239, fevereiro de 2018. Para acessar a revista “Dr. Plinio” do corrente mês clique aqui )

 Ilustrações: Arautos do Evangelho, revista “Dr. Plinio”,